(43) 2102-5252

Compre pela
Loja Online

15 receitas para você fazer na quarentena

Você até pode ser tachado de preguiçoso, mas tem coisa pior do que lavar mil panelas depois de preparar um almoço que a família devorou em 10 minutos? Rs. Felizmente, cozinhar não precisa ser sinônimo de muito trabalho e sujeira: é possível fazer uma refeição deliciosa utilizando apenas uma panela.

Para quem mora sozinho, está com pressa ou simplesmente quer algo fácil de preparar, essas receitas para fazer usando uma panela só são perfeitas. Confira:

Risoto de abóbora

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de cebola picada
1 kg de abóbora descascada e cortada em cubos pequenos
1 ½ litro de caldo de legumes
Sal a gosto
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
4 colheres (sopa) de manteiga
1/3 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e misture a abóbora. Cozinhe por três minutos, mexendo sempre. Adicione o caldo de legumes, o sal e deixe ferver. Diminua o fogo e cozinhe até a abóbora ficar ligeiramente macia. Aumente o fogo e, quando levantar fervura, coloque o arroz. Mexa bem e cozinhe em fogo baixo até o arroz ficar al dente. Desligue o fogo, misture a manteiga e o queijo. Sirva em seguida.

Resultado

Risoto de Abobora


Salada de bifum

Ingredientes

200 g de Bifum
2 pepinos tipo japonês
1 omelete de 3 ovos (cortadas em tiras finas)
200g de presunto (cortados em tiras finas)
Temperos a gosto (sal, azeite, limão)

Modo de preparo

Hidrate o Bifum original conforme a embalagem. Corte o pepino com um fatiador e coloque um pouco de sal para desidratar, após desidratado, espremer para soltar a água. Coloque a metade do Bifum em um recipiente grande, tempere com sal, limão ou vinagre e misture bem, coloque a omelete, o pepino e o presunto, regue com óleo de gergelim ou azeite. Repita o processo e sirva.

Resultado

Salada de Bifum


Caldo de queijo


Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga
¼ de xícara (chá) de cebola ralada grosso
½ xícara (chá) de cenoura cortada em cubinhos
½ xícara (chá) de pimentão verde cortado em cubinhos
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 litro de caldo de legumes
1 xícara (chá) de queijo ralado (queijo de minas ou parmesão)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsa bem picada a gosto
Cubinhos de torrada

Modo de Preparo

Em uma panela grande, derreta a manteiga. Refogue a cebola, a cenoura e o pimentão. Dissolva a farinha no leite, junte ao refogado e mexa. Acrescente aos poucos o caldo de legumes, mexendo sempre. Adicione o queijo e tempere com o sal e a pimenta. Deixe no fogo baixo até derreter completamente o queijo. Distribua em cumbucas, salpique a salsa e decore com os cubinhos de torradas.

Resultado

Caldo de Queijo


Macarrão com molho de tomate


Ingredientes

1 xícara (chá) de penne
1 ½ xícara (chá) de água
½ cebola
1 alho
1 colher (sopa) de extrato de tomate
½ colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de tomate-cereja
5 azeitonas pretas sem caroço
2 ramos de manjericão fresco
½ colher (chá) de sal
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
queijo parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo

Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave e corte os tomates-cereja ao meio; corte as azeitonas em quatro partes no sentido do comprimento. Leve ao fogo médio, na menor boca do fogão, uma panela pequena de 16 cm de diâmetro. Regue com o azeite, junte a cebola, o sal e refogue por 3 minutos, mexendo bem, até dourar. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto. Junte o extrato de tomate e misture bem. Em seguida, regue com a água e mexa bem, raspando o fundo da panela. Assim que o fundo estiver "limpo", coloque o macarrão, os tomates, as azeitonas e as folhas de manjericão. Tempere com a pimenta-do-reino a gosto. Misture e, quando começar a ferver, deixe cozinhar por 5 minutos. Após os 5 minutos iniciais, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Sirva a seguir com parmesão ralado e, se quiser, mais folhas de manjericão.

Resultado

Macarrão com molho vermelho


Risoto quatro queijos


Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1/4 de xícara (chá) de azeite
1/2 xícara (chá) de cebola ralada
3 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 litro de caldo de carne quente
1/2 xícara (chá) de queijo prato picado
1/2 xícara (chá) de queijo gorgonzola picado
1/2 xícara (chá) de mussarela picada
1/2 xícara (chá) de queijo ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Junte o arroz e refogue até começar a grudar na panela. Tempere com o sal, adicione o vinho e, sem parar de mexer, acrescente o caldo de carne em conchas. Mexa até praticamente todo o líquido ser absorvido, para adicionar mais caldo. O arroz deve ficar macio, porém firme, e com aspecto de empapado. Junte os queijos em pedaços e mexa até eles derreterem. Polvilhe com a pimenta e sirva.

Resultado

Risoto de 4 Queijos


Geleia de morango


Ingredientes

1 e ½ xícaras de morangos limpos, sem cabo e cortados em quatro
2/3 de xícara de açúcar

Modo de Preparo

Coloque os morangos e o açúcar em uma panela pequena. Mexa até que o açúcar dissolva. Deixe ferver, diminua o fogo e cozinhe por aproximadamente 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.

Resultado

Geléia de Morango


Carne com legumes


Ingredientes

3 colheres (sopa) de azeite
500g de carne (alcatra, coxão mole ou patinho)
2 batatas picadas (médias)
2 cenouras picadas (médias)
1 xícara (chá) de vinho branco (seco)
3 xícaras (chá) de água (quente)
2 ramos de alecrim
1 colher (sopa) de sal
½ cebola
2 dentes de alho
Pimenta do reino (a gosto)

Modo de Preparo

Em uma panela aqueça 3 colheres (sopa) de azeite e frite por 5 minutos 500g de carne picada em cubos médios. Junte a cebola, alho e misture bem, adicione o alecrim, vinho branco, água e deixe cozinhar por 30 minutos (panela tampada) ou até a carne ficar macia. Adicione a batata, cenoura, sal e pimenta do reino, misture bem e deixe cozinhar até que os legumes fiquem macios.

Resultado

Carne com Legumes

Strogonoff

Ingredientes

4 colheres (sopa) de manteiga
1 quilo de carne em tiras finas (filé mignon, contra-filé ou alcatra)
2 cebolas picadas
meia colher (sopa) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
meia xícara (chá) de conhaque (opcional)
200 g de champignons em conserva fatiados
3 tomates , sem pele e sem semente, picados
2 colheres (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de mostarda
1 lata de creme de leite

Modo de Preparo

Em uma frigideira grande, derreta três colheres (sopa) da manteiga, e doure a carne, aos poucos, em fogo alto, para não juntar suco. Reserve a carne, coloque na frigideira a manteiga restante e refogue a cebola. Junte a carne, tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Despeje o conhaque, deixe aquecer e incline levemente a frigideira para que o conhaque incendeie. Deixe flambar até acabar a chama e junte os champignons. Acrescente os tomates, o catchup e a mostarda e misture bem. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe por cerca de 5 minutos. Incorpore delicadamente o creme de leite e retire do fogo antes de ferver. Sirva a seguir com arroz branco e batata palha.

Resultado

Strogonoff


Ratatouille


Ingredientes

1 abobrinha (grande)
1 berinjela (grande)
5 tomates
3 cebolas (roxas)
Manjericão Fresco
Alecrim fresco
4 colheres de azeite
2 dentes de alho
Pimenta do reino
Lata de tomate pelado

Modo de preparo

Cortar os tomates em pedaços menores (os da lata mesmo). Amassar o dente de alho. Refogar o alho em uma panela com azeite, acrescentar o tomate cortado (e o molho da lata) e folhas de manjericão. Misturar bem. Cozinhar em fogo baixo por 20 minutos, até virar um “molho” com vários pedaços. Enquanto isso, fatie os legumes em rodelas bem finas. Em uma assadeira, espalhar o molho de tomate – apenas para cobrir toda a área. Montar os legumes em caracol, sempre alternando a ordem: uma fatia de cada – berinjela, abobrinha, cebola, tomate – até fechar o círculo. Jogar um fio de azeite por cima, os ramos de alecrim e levar ao forno médio por 45 minutos. Você pode servir como prato principal ou acompanhamento de uma carne ou peixe.

Resultado

Ratattouile


Pipoca Doce


Ingredientes

5 colheres de sopa de óleo
5 colheres de sopa de milho para pipoca
5 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de chocolate em pó

Modo de Preparo

Em uma panela, adicione todos os ingredientes e misture delicadamente. Desligue o fogo quando o intervalo de tempo entre os estouros da pipoca diminuir.

Resultado

Pipoca Doce


Macarrão à Carbonara


Ingredientes

3 ninhos de talharim - cerca de 100 g
¼ xícara (chá) de bacon em cubos (70 g)
¼ xícara (chá) de vinho branco (opcional)
1 ¼ xícara (chá) de água
1 pitada de sal
1 ovo caipira
¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Leve uma panela de inox de 16 cm de diâmetro (com fundo triplo) ao fogo médio, na menor boca do fogão. Junte o bacon e mexa por cerca de 5 minutos, até dourar. Retire metade do bacon e, caso haja excesso de gordura, escorra uma parte, deixando na panela cerca de ½ colher (sopa), além da outra metade do bacon. Assim, você não precisa juntar azeite na preparação. Regue com o vinho e, com uma colher de pau, raspe bem o fundo da panela para soltar os queimadinhos - isso vai garantir sabor ao molho. Em seguida, junte a água, o macarrão e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Vá soltando os ninhos com um garfo. Quando a água começar a ferver, pare de mexer e conte 5 minutos. Após esse tempo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos, sempre em fogo baixo. Enquanto isso, misture bem o ovo com o parmesão numa tigelinha. Desligue o fogo e junte imediatamente a mistura de ovo com queijo. Mexa delicadamente - o ovo vai cozinhar apenas com o calor da panela de inox. Transfira para um prato, finalize com o bacon reservado e mais pimenta-do-reino moída na hora.

Resultado

Macarrão Carbonara


Picadinho


Ingredientes

500grs de alcatra cortada em tiras
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 tomates sem pele e sem sementes picados
Sal e pimenta do reino a gosto
1 caixa de creme de leite

Modo de Preparo

Refogue a carne no azeite em fogo médio por 5 minutos ou até dourar. Adicione a cebola, o tomate, sal, pimenta e cozinhe até levantar fervura. Retire do fogo e misture com o creme de leite. Sirva em seguida.

Resultado

Picadinho


Agora é só aproveitar essas receitas práticas e dar um show na cozinha. Posta sua receita nas redes sociais e marca a gente com a #espaçodasuacasa

Você também pode gostar