(43) 2102-5252

Compre pela
Loja Online

Como higienizar completamente tapetes e sofás?

Manter tapetes e sofás sempre limpos pode ser uma tarefa complicada, principalmente para quem tem crianças em casa. Bactérias, ácaros e sujeiras são prejudiciais para a saúde e não combinam com nenhum cômodo da sua casa!

Ah, e sabemos que os dois juntos são uma das combinações mais importantes da casa e precisam de cuidados especiais, correto?

Eles não servem apenas para decorar, mas também têm funções sociais como compor o ambiente para receber os amigos, relaxar, para crianças brincarem, para ler um livro, ou para um bom filme com pipoca.

E nessa convivência diária que temos com os tapetes e sofás, é inevitável que as manchas apareçam e acabem comprometendo o aspecto, deixando-os com cara de velhos e desgastados.

Pensando nisso, no post de hoje trouxemos as melhores dicas de como você pode manter, por alguns anos, o tapete e o sofá bem conservados, limpinhos e com cara de novos. Acompanhe!

PARA OS SOFÁS

O tipo de limpeza vai depender do material do seu sofá e também das indicações que constam na etiqueta (geralmente ficam na parte inferior). Veja o que é recomendado antes de iniciar qualquer procedimento. Para facilitar, fizemos um resumo das siglas que deixam algumas dúvidas:

P – Processo normal de lavagem a seco. Você pode aspirar à vontade e passar sempre panos de limpeza a seco

W – Limpeza úmida. É a forma mais comum, geralmente água e detergente neutro já resolvem.

F – Limpeza a seco profissional. O mais indicado é procurar empresas especializadas para não correr nenhum risco de estragar o estofado.

0 – Limpeza com água fria.

Materiais Especiais

Tecido, linho e veludo
: misture um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Umedeça um pano limpo nesta mistura e passe por todo o sofá. Se as manchas persistirem, repita o processo.

Couro, napa ou courino
: Uma solução de água com sabão neutro já resolve muita coisa! E para manter o couro hidratado e evitar rachaduras, aplique a cada 3 meses uma flanela com vaselina.

Camurça: A mesma solução de cima resolve, porém, é indicado escovar a camurça uma vez por semana com escova própria.

PARA OS TAPETES

Da mesma forma que os sofás, a primeira tarefa é analisar a etiqueta para iniciar a higienização apropriada. No caso dos tapetes, é indicado realizar pelo menos uma limpeza profissional a cada 12 ou 18 meses.

Se o material for tear, trapilho, crochê ou barbante, a manutenção é bem mais simples porque geralmente você poderá contar com a comodidade da máquina de lavar.

Materiais Especiais


Pele de carneiro
: Não lave nem utilize higienizadores a vapor, jamais! Faça a limpeza a seco em lavanderias e se tiver alguma ocorrência além de secar imediatamente, deixe secar com o lado do forro exposto ao sol.

Couro bovino
: O mais indicado é aspirar com frequência para não acumular ácaro. Quando lavar, nunca deixe de molho. Utilize detergente neutro e escove a superfície no sentido do pelo. Já quando for secar, deixe a superfície dos pelos para cima e não utilize varal para não provocar vincos no tapete.

Dicas que servem ao mesmo tempo para tapetes e sofás

1) Inicie a limpeza aspirando o pó ou passando uma escova de cerdas macias.

2) Não utilize produtos que contenham cloro, eles podem desbotar e danificar o material. Utilize o vinagre branco para higienizar;

3) Para qualquer eventualidade, seque imediatamente para evitar que a substância  penetre na fibra do tecido.

4) Se cair chiclete, aplique gelo e quando ele estiver endurecido, retire.

E então, agora ficou muito mais fácil manter os tapetes e sofás sempre com cara de novos? Que tal compartilhar essas dicas com os seus amigos?

Você também pode gostar