(43) 2102-5252

Compre pela
Loja Online

Como ter uma rotina matinal pode melhorar o seu dia

Mas afinal o que é uma rotina matinal?


Você acorda e a primeira coisa que faz é tatear a cama ou o chão em busca do seu celular. Depois você perde uns 20, 30 minutos rolando a timeline até notar que já está se atrasando para sair. Então você vai para o banho, faz sua higiene matinal correndo como se não houvesse amanhã, se veste depressa e sai para trabalhar.

Essa é uma rotina matinal, mesmo não sendo a que vai realmente te beneficiar de alguma forma.

Quando você cria uma rotina matinal baseada nas coisas que você gosta ou precisa, você irá criar uma conexão com você mesma e se preparar para um dia produtivo de trabalho.

Se perder nas redes sociais com notícias que podem ser ruins ou correr com seus afazeres pela manhã é nada produtivo.

Por isso trouxe algumas dicas de rituais matinais que funcionam super bem para começar muito bem o seu dia.


Rituais matinais para começar bem o dia


Faça meditação ao acordar

Esse é um hábito indicado para todo mundo, de todas as idades. A meditação tem vários benefícios como ajuda a melhorar a concentração e reduz a ansiedade, então ela se torna perfeita para começar um dia de trabalho. O blog do App Zen, um aplicativo para meditar, explica passo a passo para começar se você é iniciante.

Aprenda algo novo

Aproveite que sua mente está fresca para estudar alguma habilidade nova que você sempre quis fazer. 20 minutos por dia e você verá em pouco tempo como você está melhor a cada dia.

Estudar algo novo é perfeito para te tirar da zona de conforto, ver a vida por outros ângulos e para se desenvolver para a vida.

Reveja o seu planejamento do dia

Aqui a gente defende o planejamento com unhas e dentes, e explicamos no conteúdo sobre criar uma rotina produtiva que o ideal mesmo é organizar o dia no dia anterior porque você evita perder tempo analisando o que pode ser feito e as pendências que estão para fazer.

Então, pela manhã, aproveite para rever quais são as tarefas do dia.

Alguns minutos de leitura

Ler é um hábito que todos deveriam adotar para o dia a dia, mas alguns minutos pela manhã é excelente porque sua cabeça ainda está fresca, o que se torna muito fácil de absorver as informações.

Escolha um livro que está na estante há tempos e tire alguns minutos para ler um pouco a cada dia. Assim, em pouco tempo, você terá finalizado e pronta para uma nova leitura.

Um café reforçado

Seu corpo precisa de energia para ter um dia produtivo, e o café da manhã é importantíssimo para isso acontecer.

No dia anterior, já defina o que você fará para o café da manhã para preparar com tranquilidade, sem pressa. Saiba que comer correndo faz muito mal para a sua saúde, viu?

Pratique algum exercício físico

Trabalhar fora ou sair muito cedo não é desculpa para não realizar nenhum exercício de manhã. Hoje em dia existem diversos aplicativos que ajudam a criar um plano de treinos (de 15 a 20 minutos) em casa mesmo, ajudando muito na sua saúde mental e física.

Você também pode praticar um alongamento ou Yoga, que são ótimos para despertar o corpo e você só precisa de um tapete para começar

Mas caso você ainda tenha alguma folga pela manhã, olha quantas coisas você pode fazer para ajudar seu corpo e mente:



Escolha um exercício que você se identifique e separe alguns minutos da sua manhã para praticar.

Escreva em um diário

Muitas pessoas acham bem infantil o ato de escrever um diário, mas na verdade essa pode ser uma prática muito poderosa para o autoconhecimento.

Espero que esse vídeo da Jout Jout te convença a escrever um diário todo santo dia para entender suas emoções e acompanhar seu desenvolvimento:

Tenha um momento de SkinCare

Lavar o rosto com um gel de limpeza e aplicar alguns produtos indicados para sua pele não leva nem dez minutos, além de fazer super bem para sua autoestima.

É um momento só seu! Você sente que está cuidando de você, sabe?

Se não sabe como começar uma rotina de skincare, há vários canais no Youtube que podem te ajudar a entender o seu tipo de pele e recomendações de produtos bem em conta para você começar a cuidar melhor de você mesma.

Como criar a sua rotina matinal

É importante saber que ter a rotina matinal de outra pessoa não te fará ser bem sucedida quanto ela. É preciso ter um momento de reflexão para entender o que você precisa adotar e incluir na sua rotina, quais são suas necessidades e o que te fará bem.

A ideia de uma rotina matinal é que você tenha momentos de prazer e de conexão com você logo nos primeiros minutos quando acorda. Então é preciso escolher rituais simples e rápidos, para que não corra o risco de precisar fazer tudo na correria.

Primeiro você precisa definir o que você quer fazer. Lembre-se sempre de experimentar coisas novas. Nunca pensou em fazer Pilates? Que tal se matricular e começar agora?

Nunca teve o hábito de escrever? Por que não começar um diário, no papel e caneta mesmo?

Você pode anotar o ‘script’ da sua rotina matinal em algum lugar para não esquecer nos primeiros dias. Depois você verá que fará tudo naturalmente, sem precisar ‘colar’.

Se você não tem uma rotina flexível é preciso criar o hábito de acordar um pouco mais cedo para conseguir fazer sua rotina matinal calmamente, realmente sentindo seu corpo despertar e seu dia começar.

Muito importante que você tenha um planejamento do que você fará nos próximos dias. Isso irá fazer com que seus objetivos sejam alcançados, além de prevenir a procrastinação e te manter motivada. Mas para que a rotina matinal funcione é preciso deixar esse espaço reservado na sua agenda.

Por isso, desde já coloque no seu calendário o horário da sua rotina matinal para ter um momento com você mesma.

Outra dica interessante é ter um controlador de hábitos que vai te ajudar a saber como anda sua rotina. Dar check nos dias que você conseguiu concluir suas tarefas pode ser viciante e, com certeza, motivador.

Então, para recapitular:

1. Defina o que você quer fazer e quanto tempo durará cada tarefa;
2. Anote os horários e a ordem de cada tarefa em algum lugar onde você consiga consultar nos primeiros dias;
3. Se preciso, crie o hábito de acordar um pouco mais cedo para conseguir realizar suas tarefas com calma;
4. Não esqueça de reservar esse horário na sua agenda;
5. Tenha um rastreador de hábitos para monitorar e se motivar.

Rotina matinal é realmente uma ferramenta poderosa para conseguir se preparar para um dia que está começando. Experimente realizar uma tarefa a cada semana para se acostumar, e em breve você verá que começa o dia cheia de tarefas que trazem bem-estar, aumentam a autoestima e vão te ajudar a ter um dia produtivo.

Você também pode gostar